Horário de Funcionamento: 13:00 às 18:00
61- 996184929 de segunda a sexta das 13:00 ás 18:00 sojurcursos@gmail.com

SOJUR

SOJUR

Medicina de Tráfego é o ramo da ciência médica que trata da manutenção do bem estar físico. A Medicina de Tráfego surgiu no ano de 1960, por ocasião de um Congresso de Medicina Legal em Nova York.

O que é Medicina de Tráfego?

Medicina de Tráfego é o ramo da ciência médica que trata da manutenção do bem estar físico, psíquico e social do ser humano que se desloca, qualquer que seja o meio que propicie a sua mobilidade, cuidando também das interações deste deslocamento e dos mecanismos que o propiciam com o homem, visando ao equilíbrio ecológico. A Medicina de Tráfego, reconhecida especialidade Médica pela Associação Médica Brasileira, pelo Conselho Federal de Medicina e pela Comissão Nacional de Residência Médica, se propõe, portanto, a estudar as causas do acidente de tráfego a fim de prevení-lo ou mitigar suas conseqüências, além de contribuir com subsídios técnicos para a elaboração do ordenamento legal e a modificação do comportamento do usuário do sistema de circulação viária. Suas principais áreas de atuação são: Medicina de Tráfego Preventiva, Curativa, Legal, Ocupacional e Medicina de Viagem.

A Sociedade de Médicos que confere o título aos profissionais que se habilitem como especialistas é a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (SOJUR).

A Medicina de Tráfego surgiu no ano de 1960, por ocasião de um Congresso de Medicina Legal em Nova York. Os médicos legistas, inclusive do nosso país, lá reunidos, impressionados com o volume com que chegava às suas mãos as conseqüências mais dramáticas dos infortúnios do tráfego e sensibilizados por essa trágica evidência, tomaram a histórica decisão de se reunir, ainda naquele ano, em San Remo, na Itália, ocasião em que fundaram a Associação Internacional de Medicina dos Acidentes e do Tráfego (IAATM). O primeiro Congresso dessa Associação teve lugar em Roma, no ano de 1963.

No Brasil, a especialidade deve seu desenvolvimento inicial ao esforço e denodo de médicos peritos examinadores responsáveis pela realização do exame de aptidão física e mental para condutores de veículos automotores. No contexto da Medicina de Tráfego Preventiva, o exame de aptidão física e mental é de grande importância, já que a adequada avaliação médica permitiria o afastamento temporário ou definitivo do condutor de veículo, ou candidato a condutor, portador de doença de risco para a segurança de trânsito.

GRADE HORÁRIA

Veja abaixo a grade horária dos cursos em aberto


Conecte-se nas nossas redes sociais